Dec
11
4 usos diferentes para QUALQUER DOS LIVROS do Marble Universes

As pessoas vieram me perguntar, talvez até um pouco desconfiadas, o que significava lançar um livro de RPG sem sistema, quais seriam os usos desses livros. Parece que muitos ficaram em dúvida sobre como os livros da linha Marble Universes poderiam ser usados na sua campanha de RPG, ou ainda para um one shot descompromissado.

Como isso parece ser uma dúvida comum, então quero demonstrar alguns dos usos que eu planejei para o Testland, o 16 toneladas e todos os outros livros da Série Marble Universes que eu pretendo lançar.

Vamos a eles?

1 One shot descompromissado

Esse é um dos motivos principais para que eu goste tanto do Marble Universes. Quando você tenta pensar um One Shot sem compromisso sobre um mundo muito rico, tem uma tendência a se perder entre apresentar muito do cenário e dar pouca liberdade ao seu jogador ou ainda fazer uma história genérica, que poderia estar acontecendo em qualquer outro cenário.

Com um dos cenários do Marble Universes, a construção do cenário e de suas particularidades é feita pelo mestre, e pode envolver o background dos jogadores ou não, com a vantagem de que existem diretrizes firmes para os indecisos e essas mesmas diretrizes podem ser destruídas ou totalmente ignoradas sem grandes prejuízos ao resto da história (mesmo que apenas um dos jogadores simplesmente queira se inserir no cenário sem usar seus estereótipos).

2 Campanhas completas baseadas no cenário

Aqui o mestre vai ter um trabalhinho, porque ele vai precisar preencher alguns buracos que estão ali de propósito, mas existem vantagens nisso! Como não existe uma “versão oficial” de nenhum dos livros e tudo o que está neles é relativo e cheio de interpretações, você pode fazer o que quiser com o cenário sem que nenhum dos jogadores possa te dizer “ain, isso não é assim”.

Você, mestre, especialmente de um daqueles cenários ultra esmiuçados (sim mundo das trevas clássico, estou falando de você) já deve ter lidado com aquele jogador que leu TODOS OS SUPLEMENTOS e que sabe as porcarias das respostas de tudo o que você tenta criar um mistério? E cria alguma coisa fora dos suplementos para ver o quanto ele vai reclamar na sua vida…

Com o Marble Universes você vai poder guiar a sua história sem amarras do cenário, já que existe bem pouca coisa que é realmente escrita em pedra no cenário e ao mesmo tempo existem alguns tipos de partidas bem evidenciadas nos livros, de forma que você tem um bom equilíbrio entre direcionamento e liberdade.

3 Sidequests para a sua campanha principal

Tem uma campanha principal dentro do tema e está interessado em uma sidequest que tire seus jogadores fora do eixo principal da história por um tempo? Os cenários do Marble Universes estão aí para isso! Uma comunidade isolada pode ser inspirada em qualquer um dos cenários, independente do contexto da história.

Pode haver uma disparidade de tecnologias ou você pode copiar apenas a base da organização social, mas de qualquer forma existem conflitos a serem resolvidos e coisas nas quais os jogadores não deveriam mexer se quiserem ter uma tranquilidade maior dentro desse microcosmo.

4 Inspirar-se para fazer seu próprio mundo

Quero fazer um mundo, mas não sei por onde começar. Apesar de não ser exatamente esse o objetivo, posso dizer que o Marble Universes apresenta um mundo de forma simples e eficiente, e por isso mesmo acredito que seja uma leitura interessante para aqueles que pretendam criar seus mundos.

Se você for uma dessas pessoas e quiser umas dicas, eu estou totalmente à disposição!

Como você pode ver, esse livro tem um monte de possibilidades, e eu quero continuar escrevendo esses livros e deixando-os totalmente gratuitos pelo Dungeonist. Só que para isso eu preciso da sua ajuda. Esse primeiro livro vai sair de qualquer forma, mas a partir do ano que vem às campanhas vão ser tudo ou nada, ou seja, se não bater a meta, eu não vou publicar.

Contribua! https://www.catarse.me/testland_cenario_rpg_sem_sistema?project_id=88226