Sep
21
Perguntas e repostas sobre o Marble Universes: 16 Toneladas e Testland!

Se você não viu as últimas notícias sobre essa pequena série, vamos resumir: Marble Universes é uma série de pequenos cenários, oferecidos sem sistema mas com algumas indicações para o uso com a maioria dos sistemas mais comuns.

Uma das maiores questões desses pequenos livros é que eles são uma fira de colocar diversas ideias que eu tenho para fora, e deixar que as pessoas decidam, por meio do seu apoio aos cenários, qual deve ser desenvolvido e, quem sabe, ganhar um livro maior.

Como essa ideia é ainda um pouco nova , eu decidi fazer quase como um FAQ para explicar quais são as minhas intenções com essa série e qual o livro já lançado e o que eu posso adiantar do segundo.

Essa série é para iniciantes em RPG?

Não. A série Marble Universes é recomendada para jogadores avançados de RPG que desejam um cenário para algo novo sem precisar absorver mais de 200 páginas de conteúdo.

Utilizando de estereótipos e clichês para passar conceitos mais complexos em poucas palavras, a ideia é construir cenários de forma ultra resumida, mas totalmente funcional, dando inclusive liberdade maior ao mestre para que ele decida de que forma e com qual conotação ele deseja usar as informações.

Existe algum sistema favorito?

Não! A ideia é exatamente você poder usar o que quiser, com pouca adaptação. Por isso os cenários partem de estereótipos e existem instruções que podem facilitar consideravelmente as partidas. Além disso eu apresento formas diversas de como fazer campanhas dentro desses cenários, e apresentarei mais conteúdo sobre eles, como eventuais aventuras prontas ou até alguns suplementos .

Quais são os cenários?  Não vai ter ilustração não?

Não teremos ilustrações no momento, porque eu não sou ilustrador e não quero dividir ou ter de pagar ilustrador todo o mês para esses livros. A ideia é algo simples e rápido que eu mesmo serei capaz de fazer sozinho (inclusive as capas serão iguais, mudando apenas o título, graças ao querido Jefferson que montou um modelo para mim).

Com isso dito, vamos ao cenário já publicado e o cenário que eu pretendo trazer agora em outubro:

16 toneladas

Esse cenário é uma Utopia, um mundo em que um frágil equilíbrio sócio econômico, causado por uma revolução, dá aos moradores de um país a chance de escolher seus futuros sem medo da fome e de não ter ao menos o básico para sobreviver.

Um lugar aonde todos tentam ser mais humanos e mesmo os criminosos são tratados como pessoas, esse país tem como fonte central de renda e espinha dorsal da sua economia a extração de carvão. Todas as pessoas que tem a sorte de nascer em uma Vila Mineira devem 16 toneladas de carvão a essa vila pela educação e alimentação de qualidade gratuita oferecida à família, independente da condição dela.

Depois disso, essa pessoa passa a sua vida usando parte do saldo dessa dívida (que não pode ser maior do que 16 toneladas) para manter-se dentro da Vila, com qualidade de vida considerável. Algumas pessoas trabalham para a manutenção da Constituição, e dos governos de cada vila (os governos são descentralizados e autárquicos) e finalmente existem os injustiçados, os bandidos.

Já o Testland, que é o cenário que vai sair em Outubro, é mais agressivo e distópico, eu diria “Black mirrorish”.

Uma sociedade mundial , em que os países foram abolidos em prol de uma união da espécie em um senado planetário, tudo isso causada por uma guerra fria em que as bombas nucleares foram trocadas por alianças com raças alienígenas, tem como paradigma social principal testes constantes, que definem a ordem social em um ranking relacionado à sua eficiência naquilo que você faz para a sociedade.

Tem mais, mas isso vai ficar para quando o livro sair. Compre o seu 16 toneladas no link por apenas 5 reais e continue ajudando o Studio a existir!

16 Toneladas