Apr
19
Game design for fun: pequenos desenvolvedores!

Resultado de imagem para crianças jogando tabuleiro

Desenvolver jogos é uma atividade desafiadora e divertida que pode criar nas crianças um espírito de descoberta e determinação em cumprir um objetivo, além de instigar o pensamento científico e a disciplina de saber como resolver uma dificuldade usando lógica.

Tudo isso, associado com toda a noção de criar um jogo justo e de ter pessoas por perto para experimentar sua criação, lidando também com fazer e receber críticas de forma construtiva faz da criação de jogos em grupos de crianças e adolescentes algo extremamente interessante para escolas, clubes e até como atividade de pais e filhos.

Em mais um texto onde defendo o game design como ferramenta de diversão, sem as amarras e restrições do desenvolvimento profissional, vou dar dicas para os jovens desenvolvedores e para pais, que podem fazer dessa atividade, além de um incentivo a mais para que seu filho deixe o meio digital, ainda traga uma série de vantagens para eles!

Os primeiros passos do jovem desenvolvedor de jogos

 

Estas primeiras dicas e algumas palavras que você vai conhecer são tão eficientes para quem está começando a conhecer e desenvolver jogos de tabuleiro modernos quanto para os jovens desenvolvedores. Isso é uma das magias do desenvolvimento: independente da sua bagagem de vida, todos começam de um princípio bem parecido.

Vamos começar pelo conceito principal: a diferença entre os jogos tidos como clássicos e os tidos como modernos. Os jogos clássicos são jogos como banco imobiliário e similares, além do xadrez e damas, que usam construções de regras que já não são mais tão interessantes assim atualmente.

Embora muitos entusiastas adorem chamar esses (e até alguns jogos modernos) de “jogos ruins”, eles simplesmente deixam de ser interessantes para pessoas que procuram desafios diferentes. Não desconsidere esses jogos quando você for criar, mas tenha em mente que existem mais formas de jogar.

Os jogos modernos trazem uma série de características no seu design que fazem deles mais atrativos em sua maioria.

Alguns deles contam histórias incríveis e criam a chamada imersão (que é basicamente estar muito entretido no jogo e não sentir o tempo passar), outros ainda conseguem se tornar desafios mentais de administração e perícia mental, deixando praticamente espaço nenhum para o acaso.

Essas distinções têm nomes, mas isso não é importante agora, apenas saiba que existem várias formas e estilos de jogo, cada um com um objetivo e público.

Agora que você sabe as diferenças, você encontrará o primeiro desafio de um bom desenvolvedor: jogar o máximo possível! Jogar jogos diferentes e jogar os mesmos jogos de forma diferente, para ver como o jogo reage a diferentes tipos de estratégia.

Com isso, você vai criar algo chamado bagagem, que não é só para os jogos, mas a para a vida em geral. A bagagem é uma série de conhecimentos e experiências sobre o assunto que te darão melhor chances de sucesso ao fazer algo.

Vamos recapitular: primeiro você conheceu uma forma de diferenciar os jogos que você sempre jogou desses outros jogos que você virá a conhecer a partir de agora, e depois ficou sabendo que quanto mais você jogar, melhor seus jogos serão.

Mas e agora?

Experimente desmontar algo já pronto

Eu já comentei sobre essa linha de pensamento em outro post que eu fiz ( leia aqui), mas agora eu vou te passar isso como um desafio/ exercício:

  • Pegue um jogo de tabuleiro que você gosta muito, pode ser qualquer um mesmo. Você vai precisar de uma cópia desse jogo
  • Tente mudar uma das regras do jogo e jogue-o de novo. Pode ser uma regra que você não gosta ou algo que você acha que ficaria divertido se fosse trocado.
  • Troque mais uma ou duas regas e vá testando constantemente. Chame amigos para conhecer a sua versão do jogo que todo mundo conhece.
  • Continue mudando até que o jogo fique totalmente irreconhecível. Sem perceber e de forma natural você criou um jogo totalmente novo!

    Resultado de imagem para war tabuleiro
    O War é um excelente exemplo de jogo que você pode usar para isso!

Esse exercício pode ser algo a ser como uma atividade de pais e filhos, como uma atividade de classe ou ainda como um projeto que você começar agora mesmo!

É divertido e pode te dar um excelente resultado! Experimente agora mesmo!